quinta-feira, 14 de abril de 2011

CPIC oferece receitas práticas e baratas para um almoço de Páscoa nutritivo e saboroso

Que tal comemorar a páscoa com um bolo simples de chocolate com toques de laranja? Tomar um café da manhã com esse bolo e um suco refrescante e nutritivo? Quem não gostaria de acordar cedinho, e ter uma mesa farta com produtos saborosos, práticos e baratos?

Pensando em estimular a prática da alimentação saudável o CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares), da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Pindamonhangaba, oferece cursos sobre cozinha saudável, aproveitando alimentos que muitas vezes vão direto para o lixo.

Transformando o “lixo em luxo alimentar”, a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável do CPIC, Denize Napier, oferece receitas práticas e baratas para serem feitas no domingo de páscoa. Ela afirma que não é necessário ter muito dinheiro para montar um cardápio saboroso e bem apresentável. Num almoço, para cerca de 25 pessoas, é possível investir no máximo R$ 2,50 por pessoa, incluindo saladas, pratos principais, entradas, guarnições, suco e sobremesa.

Rocambole com proteína de soja, beijinho de soja, brigadeiro de mandioca, entre outros, poderão agradar as visitas. Experimente uma salada de grão de trigo, pepino ralado e capuchinha. Com apenas um peito de frango é possível fazer cuscuz, farofa, e outras receitas.

Os cursos do CPIC acontecem das 8h30 às 12 horas. As aulas são realizadas no prédio da Merenda Escolar. Os interessados em participar podem ir até a unidade do CPIC, localizada na rua Dr. Fausto Villas Boas, 44, Vila Bourghese, ou ligar para o telefone (12) 3642-2420 e deixar o nome.

Os interessados também pode procurar as unidades de saúde da Cruz Grande, do Jardim Imperial, Jardim Regina, Feital e Bela Vista, porque estas também desenvolvem a cozinha saudável.

Cia Cênica de Dança Mônica Alvarenga participa de encontro em Guarulhos


A Cia Cênica de Dança Mônica Alvarenga participou no último dia 9 do III Encontro de Dança Jully Morgon, em Guarulhos, como companhia convidada. Os bailarinos apresentaram três coreografias. A professora e diretora da Cia, Mônica Alvarenga, também aplicou um workshop sobre improvisação consciente em dança-teatro para mais de 40 participantes do encontro.

A professora, atriz e bailarina Mônica Alvarenga foi convidada devido a sua qualificação e dedicação profissional. Ela é formada em arte educação, com habilitação em artes cênicas pela faculdade Santa Cecília, pós-graduada em dança e consciência corporal pela FMU de São Paulo e segue as linhas de Felden Krais, Klauss Vianna, Laban, Pina Bausch e Viola Spolin. Pindamonhangaba foi representada pelos bailarinos Wesley Peterson, Luan Santos, Renata Flávia, Daniela Queiroz, Daniela Ribeiro, Izabel Cristina, Isabella Marques, Beatriz Lima, Larissa Velasco, Letícia Borges, Samira Zanateli e Mônica Alvarenga. Já na equipe de apoio pelos assistentes Marilda Zanateli, Daniela Borges e Ederson Cleiton.

“Apresentar neste evento e ministrar o workshop foi uma experiência muito gratificante, pois só a experiência e vivência de palco é que nos traz segurança. E o fato de termos ido como convidados é uma honra, pois assim percebo o reconhecimento do meu trabalho e dos meus bailarinos”, comenta Mônica.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Professora de dança convida homens para participar de espetáculo de dança flamenca

A professora de dança Priscilla Pacheco irá montar para o final deste ano um grande espetáculo e está convidando homens para fazer parte do elenco. O principal objetivo da profissional das artes é mostrar aos homens que eles também precisam dançar e perder esse preconceito com a dança. Serão desenvolvidas oficinas de flamenco, dois domingos no mês, com direito a certificado.

As aulas serão oferecidas para homens a partir dos 12 anos. Os interessados deveram enviar um email para contatofestacigana@gmail.com, até o dia 1º de maio, contendo informações como: nome, idade, telefones, tempo de estudo de dança, caso tenha, quais foram os últimos locais que estudaram e quais modalidades, porque desejam estudar flamenco e participar do espetáculo, e uma foto. As vagas limitadas e será a primeira companhia masculina de flamenco da região.

“As pessoas precisam ter mais acesso a cultura, educação. Farei a seleção para homens que desejam aprender flamenco para montagem do espetáculo Fantasma da Ópera, todo em Sapateado Espanhol”, comenta Priscilla.

O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto, sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o canto, embora o ele permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mesatenistas pindenses participam de evento em Mogi das Cruzes

A equipe de mesatenistas de Pindamonhangaba participou da I Etapa do Ranking da Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa. O evento ocorreu no Kosmos Clube em Mogi das Cruzes, no último domingo (10). A cidade foi representada por 20 atletas, sendo que a etapa contou com a presença de 257 atletas da região do Vale e do Litoral Norte.

O destaque da equipe ficou para o atleta Mailton Almeida Junior, sagrando-se campeão na categoria juvenil masculino "B", ele venceu os cinco jogos realizados e na final derrotou Vanilso Pereira, de Ubatuba, fechando o placar por 3x0.

Fábio Henrique Matos foi vice na categoria adulto masculino "A", Larissa Kaori trouxe o bronze para Pindamonhangaba pela categoria juvenil feminino, enquanto Rhayssa Seino também conquistou o terceiro lugar pela categoria infantil feminino e Alex Sandro ficou em quinto na categoria infantil masculino "C".

Militares e autoridades festejaram o Dia da Arma de Engenharia


Os militares das três guarnições federais do Exército, em Pindamonhangaba, festejaram na última sexta-feira (8), o Dia da Arma de Engenharia. A solenidade realizada na Vila Militar contou com a presença de autoridades do município e região. A banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) abrilhantou o evento.

Também participaram da cerimônia festiva os coronéis Rubens, Albano e Dorival, ambos foram convidados pelo comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate de Pindamonhangaba, tenente-coronel Paulo Alipio Branco Valença, para prestar as homenagens ao patrono da Arma, o Tenente-Coronel Villagran Cabrita.

“Por traz da denominação Exército Brasileiro existe uma série de especialidades que une homens e mulheres e uma delas é a Engenharia. Essa Arma, devido ao adestramento, também contribui com ações humanitárias em tempo de paz. Prestamos essa homenagem ao nosso patrono, tenente-coronel Villagran Cabrita, que com sua tropa realizou inúmeros trabalhos e que após a vitória veio a falecer em combate. Esse legado de trabalho e bravura é aquilo que temos que manter e cultivar a todo custo”, destaca o comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate de Pindamonhangaba.

A vice-prefeita Miriam Alckmin festejou o Dia da Arma de Engenharia com os militares e comenta que é uma data importante e é a valorização e é reviver o patriotismo. “Eles cooperam com a sociedade de várias formas, estão sempre prontos para ajudar e esse dia é algo muito especial e parabenizo todos”, finaliza Miriam.

São José vence Limeira pelo NBB

A equipe de São José dos Campos venceu o time de Limeira pelo NBB (Novo Basquete Brasil) no domingo (09). O grande objetivo é conquistar uma vaga nas quartas de final. A partida foi disputada no ginásio da Associação Esportiva e a torcida joseense lotou a casa. Com este resultado a equipe da Capital do Vale do Paraíba, única representante da região, empatou com Limeira no playoff. Com arremessos certeiros e com forte velocidade nos ataques o São José marcou 92 x 77. Veja o vídeo com alguns trechos da partida.