quinta-feira, 11 de setembro de 2008

“Folia do Homem Diabo” em Pinda


Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba

Depois de estrear em Caraguatatuba e Pindamonhangaba a Cia. Teatral Controvérsias volta a cidade com o espetáculo “Folia do Homem Diabo” nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Os ingressos já estão sendo vendidos pelos telefones 3648-4760, 9123-6847 e 9708-4381. A apresentação será no Teatro Municipal, localizado na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750, próximo a Dokar Veículos.

Com mais de dez anos de existência desta vez os jovens atores encenam um espetáculo cheio de fúria e paixão regado de muita música, poesia e digamos um ponto de interrogação que fica na cabeça de alguns. Há quem critique e outros que amam o trabalho dos “controversianos da arte”, afinal a arte é sem fronteiras e pode encantar ou não.

Sob direção de Adbailson Cuba os atores Mauro Morais, Thatiane da Rosa, Kelli D´Arc, Karina Costa, Mateus Corrêa, Denílson Campos, Marcelo Prudente, Euzélia Gomes, Rosana Castro, Duda Macedo, Anderson Zé Souza, Rafael Bicudo, Danilo Riva e Ellont Bonani interpretam a peça é inspirada no Auto de Nossa Senhora da Luz. Esta conta a história da criação do mundo e do homem e a explicação de sua existência. Para encenar este espetáculo, que até o momento já foi prestigiado por mais de duas mil pessoas, a Cia. Controvérsias conta com os trabalhos de percussão de Almir Luz, sonoplastia de Neto Cuba, operação de luz Olavo Cadorini e contra-regras Ana Maria Cuba e Marcos Abuc.

Sinopse do espetáculo
Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Como será nosso futuro? Por que existimos? É da natureza humana esta dúvida em relação à vida. O homem é um ser que vive, viveu e sempre viverá em busca de respostas.

Com toda magia, feitiço e encantamento, a peça é a terceira montagem resultante de uma pesquisa que a Cia. “Controvérsias” iniciou em 2002 sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico. Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.


Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias

Escola de samba inaugura barracão


Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba

A escola de samba Gaviões inaugura no próximo domingo (14) o seu barracão, localizado na Rua 7 de Setembro, número 57, centro, próximo ao viaduto. O evento está marcado para às 17h e a entrada custa R$ 3,00. Música e animação não irão faltar nesta inauguração que contará com a presença dos grupos de pagode Só de Brincadeira, Renovação Samba e Pagode e Atitude Certa. No local além de curtir muita música todos poderão comprar salgados e bebidas na cantina e acompanhar os melhores momentos do carnaval de 2007 e 2008 no telão.

Após dois anos fazendo todo trabalho em sua própria casa e contando com a ajuda dos integrantes da escola o presidente da Gaviões GRC Escola de Samba, Bilson Duran, comemora ao lado de todos apoiadores o espaço conseguido com a Conseg.

Há três meses os responsáveis pela Gaviões estão trabalhando no espaço e tem se o interesse de oferecer diversas atividades as crianças carentes e aos idosos. As oficinas serão gratuitas e já tem professores de capoeira, pintura em tela, jiu jitsu, artesanato em argila e costureira, o que eles estão precisando no momento é de materiais e quem quiser fazer doações pode ir até o barracão ou ligar para os telefones 3645-5344 ou 9133-8218.

A escola de samba Gaviões traz em seu histórico dois troféus de vice-campeã e para o ano de 2009 o enredo é sobre algo da cidade, que é o papel e será mostrado então o tema “Do papiral ao virtual”, ou seja, o que será do papel daqui uns anos.
Após esta inauguração o próximo evento a ser realizado será uma noite baiana, as pessoas responsáveis pela ala de baianas farão uma noite típica com acarajé, vatapá, entre outras.


Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias