Os indivíduos dos grupos prioritários têm até esta sexta-feira para se imunizar
Pindamonhangaba vacinou, até o momento, aproximadamente 13 mil pessoas. A meta é imunizar 21 mil contra a gripe. Para isso, a Prefeitura disponibilizou 37 equipes para atender o público do grupo prioritário. Os profissionais estão distribuídos em 24 postos fixos e 13 móveis. Para receber a vacina basta ir à unidade de saúde mais próxima de casa com um documento com foto.
Deverão ser vacinadas as pessoas a partir dos 60 anos de idade, crianças de 6 meses a menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gestação, mulheres no período até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode ser mais grave e causar pneumonia e morte.
A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.
Veja quais são as contraindicações
Indivíduos com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina;
Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.
