O primeiro encontro de carros antigos de Pindamonhangaba atraiu centenas de visitantes e expositores no domingo (14). O evento ocorreu no Parque da Juventude, nas proximidades do Aeroclube, e na ocasião alguns aviões também ficaram expostos.
Caravan, Corcel, Comodoro, Variant, Fusca, Brasília, camionetes, jipes, Karmann Ghia, entre outros, atraíram a atenção de olhares experientes e também dos mais novos. Uma das atrações do evento foi o Anastácio, caminhão utilizado em diversos filmes do cineasta Mazzaropi.
Adailton César Gonçalves, presidente do Clube Antigos de Pinda, conta que a exposição foi feita para comemorar o aniversário de 74 anos do Aeroclube e o objetivo é resgatar o antigo mobilismo, porque em Pindamonhangaba há mais de cinquenta carros guardados que a população não tem conhecimento.
“O Vale do Paraíba inteiro veio para este encontro, os aviões são daqui do Aeroclube e também de Caçapava e Taubaté. Para organizar este evento contamos com o apoio de algumas empresas. Agradeço a presença da população e espero que este encontro se torne tradicional”, comenta Gonçalves.
O personagem Philaderpho, proprietário do Anastácio, compareceu ao encontro para tentar vender a Brasília de quatro portas e afirma que este tipo de evento é uma oportunidade única, porque os colecionadores dificilmente tiram seus carros da garagem e quando tem um evento deste, a população deve aproveitar para conhecer um pouco da história do antigo mobilismo. “O Anastácio é de 1930 e está em todos os filmes do Mazzaropi, também trouxe a Brasília quatro portas, que é um carro raro”, frisa Philaderpho.
Aeroclube festeja 74 anos de atividades
Os membros do Aeroclube de Pindamonhangaba festejaram o aniversário de 74 anos da entidade na data de fundação da mesma. No dia 14 de julho de 1939 ele foi criado para formar e adestrar pilotos com o compromisso em auxiliar a aviação civil. Conforme os registros da própria entidade, seu fundador foi o pindamonhangabense Antônio Bulcão Giúdice. Há registro de que na data de fundação mais de 110 personalidades do município presenciaram a solenidade.
Informações históricas consultadas no Jornal Tribuna do Norte, edição de 14 de julho de 2006, autoria Altair Fernandes.


