Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Em tão pouco tempo de jornalista, que me diplomei, tenho me assustado com as notícias da mídia. Como responsável pela cobertura policial, de um jornal do interior paulista, pensei que não iria me amedrontar tanto. Não estou de olhos arregalados com as coberturas que faço, mas sim com o que estou vendo e ouvindo. São crimes que até então a gente pensava que jamais iriam acontecer em nossos arredores, Estados ou quem sabe no Brasil.
O primeiro crime passional que chocou todos brasileiros foi o caso Suzane e os irmãos Cravinhos. Aquela notícia parecia ser o fim, mas os atos violentos estavam apenas começando.
Abra os jornais ou veja na internet matérias sobre a mãe que esfaqueou o filho de 19 anos e no ato dizia palavras demoníacas, o homem suspeito de ter jogado a mulher e o filho de 6 anos do 5º andar do prédio, a madrasta e o pai de Isabela, Eloá morta pelo ex-namorado, menina encontrada morta dentro de mala em Curitiba, João Hélio arrastado pelo cinto de segurança, os irmãos que pediram socorro mas foram mortos e queimados e por aí vai.
Sair de casa atualmente é correr risco, mas às vezes o nosso assassino pode estar dentro de nossa casa, ser um irmão, o pai ou a mãe. Não se tem mais segurança em lugar algum. Os presídios estão super lotados e os criminosos cada vez mais aumentam e nós não podemos e jamais devemos julgar alguém, porque não sabemos o dia de amanhã. Estamos encarcerados, somos vítimas de tudo e de todos. Onde está a felicidade e simplicidade de cada dia. Onde está a justiça? Mesmo que seja cega!
Os crimes que me amedrontam não acontecem apenas longe de mim e na mídia nacional, mas em Pindamonhangaba, cidade em que vivo já encontraram vários corpos e nenhum caso até o momento foi esclarecido. Corpos como da menina de 11 anos que foi estuprada e assassinada, a mulher queimada numa estrada rural e outra mulher em estado de decomposição próximo à uma rotatória. Tive a infelicidade de fazer as coberturas, afinal escrever sobre o sofrimento de uma família não é nada fácil.
Com toda sinceridade não sei o que faz um ser humano tirar o brilho dos olhos de outro. Ter sangue frio e apertar um gatilho. Ao acabar com o nosso próprio estamos nos deteriorando. Qual será o fim ou a salvação disto tudo?
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Saiba um pouco do que está acontecendo em Pindamonhangaba, leia diversas matérias e artigos.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Escola realiza 15ª audição
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A noite de sexta-feira (21) vai ser de muita música popular para os alunos do Espaço Musical. Eles participarão da 15ª audição de teclado e a professora Regina Cintra contará com 40 estudantes, sendo crianças e adultos. O evento será no salão Laylus, localizado na Av. Albuquerque Lins, nº 916 a partir das 20h, a entrada é gratuita.
Os presentes terão a oportunidade de prestigiar dois números da banda rítmica, composta por crianças de 6 a 9 anos, e 25 apresentações de teclado.
De acordo com Regina o trabalho com as crianças tem por meta desenvolver a coordenação motora, atenção, concentração, memória e ritmo. Além da banda a escola oferece o curso de musicalização infantil para despertar a sensibilidade com a música.
A audição faz parte do encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano e nesta apresentação terá alunos que estão no Espaço Musical há anos e iniciantes. Trata-se de um curso de teclado livre. Quem tiver interesse em aprender a tocar teclado pode comparecer no Espaço Musical, localizado na Av. Albuquerque Lins, nº 555, de segunda a quinta-feira das 8 às 12 e das 14 às 18h.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Mais de 50% da população de Pinda reelege João Ribeiro

João Ribeiro comemora o resultado das eleições e diz que irá priorizar a saúde e habitação, temas debatidos em encontros com o adversário político Vito Ardito
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
O atual prefeito de Pindamonhangaba teve aprovação de mais de 50% da população e garantiu a reeleição. No dia 5 de outubro os eleitores enfrentaram a chuva para escolher os seus representantes nos próximos quatro anos. Antes das 21h a equipe, e apoiadores de João Ribeiro já tinham certeza da vitória e começaram a comemorar na praça Monsenhor Marcondes.
Ribeiro garantiu aos jornalistas que irá priorizar duas áreas em sua nova gestão, sendo a saúde e habitação, mas todas as demais ficarão sendo observadas e analisadas para que a população seja beneficiada.
O cartório eleitoral de Pindamonhangaba registrou mais de 13 mil abstenções, 2.193 votos brancos e 4.166 votos nulos. O resultado para prefeito foi de 59,27% dos votos para João Ribeiro, o que representa exatamente 45.346 votos, e 40,73% para Vito Ardito Lerário, sendo 31.165 votos.
Resultado de vereadores
Os candidatos a vereador tiveram que esperar até às 2h30 de segunda-feira(6) para saber quem a população elegeu. Houve candidatos que ficaram na porta do cartório eleitoral acompanhando os resultados e ansiosos com a apuração da última urna.
Os dados da última urna, enviados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE,foram da seção 101, do Colégio Objetivo, onde votam mais de 400 eleitores.
Embora algumas pessoas tenham conseguido colocar o pé direito na frente, para entrar na câmara, talvez tenham que recuar ou fazer a volta com o pé esquerdo. Afinal, existem candidatos que estão com recurso no TSE. Se os advogados destas pessoas tiverem sucesso a composição da câmara poderá ser modificada.
Veja como ficou a composição da câmara de 2009 a 2012
Observe o nome do candidato, o partido e a quantidade de votos
Toninho da Farmácia PDT 3.039
Alexandre Faria Projeto Crescer PSB 1.474
Dr. Isael Domingues PSDB 2.160
José Carlos Gomes - Cal PTB 1.805
Janio Ardito Lerário PSDB 1.540
Abdala PSDB 1.189
Dr. Marcos Aurélio DEM 1.819
Martín César DEM 1.466
Dona Geni PPS 1.259
Dr. Jair Roma PPS 971
Ricardo Piorino PPS 918
Curiosidades
Ricardo Piorino torceu muito para ser reeleito, afinal antes dos resultados finais ele estava perdendo para a Pastora Magda por quatro votos, mas por seis votos conseguiu contornar a situação e terá o mandato de mais quatro anos.
Há quem diga que André Raposo teve mais de 1.500 votos, sendo esta pessoa Luiz Guilheme Raposo, filho do candidato. Às 2h20 de segunda-feira (6) ele desabafou com o diretor do Jornal da Cidade dizendo que não sabia que os votos de seu pai não seriam computados, porém não tem problema algum porque os advogados do partido estão em Brasília para resolver esta pendenga. Quem também está com recurso é a candidata Dirce do Bar. Agora resta saber qual será a sentença final para observar se a composição da câmara de vereadores de Pindamonhangaba terá mudanças ou não.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
“Folia do Homem Diabo” em Pinda

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Depois de estrear em Caraguatatuba e Pindamonhangaba a Cia. Teatral Controvérsias volta a cidade com o espetáculo “Folia do Homem Diabo” nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Os ingressos já estão sendo vendidos pelos telefones 3648-4760, 9123-6847 e 9708-4381. A apresentação será no Teatro Municipal, localizado na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750, próximo a Dokar Veículos.
Com mais de dez anos de existência desta vez os jovens atores encenam um espetáculo cheio de fúria e paixão regado de muita música, poesia e digamos um ponto de interrogação que fica na cabeça de alguns. Há quem critique e outros que amam o trabalho dos “controversianos da arte”, afinal a arte é sem fronteiras e pode encantar ou não.
Sob direção de Adbailson Cuba os atores Mauro Morais, Thatiane da Rosa, Kelli D´Arc, Karina Costa, Mateus Corrêa, Denílson Campos, Marcelo Prudente, Euzélia Gomes, Rosana Castro, Duda Macedo, Anderson Zé Souza, Rafael Bicudo, Danilo Riva e Ellont Bonani interpretam a peça é inspirada no Auto de Nossa Senhora da Luz. Esta conta a história da criação do mundo e do homem e a explicação de sua existência. Para encenar este espetáculo, que até o momento já foi prestigiado por mais de duas mil pessoas, a Cia. Controvérsias conta com os trabalhos de percussão de Almir Luz, sonoplastia de Neto Cuba, operação de luz Olavo Cadorini e contra-regras Ana Maria Cuba e Marcos Abuc.
Sinopse do espetáculo
Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Como será nosso futuro? Por que existimos? É da natureza humana esta dúvida em relação à vida. O homem é um ser que vive, viveu e sempre viverá em busca de respostas.
Com toda magia, feitiço e encantamento, a peça é a terceira montagem resultante de uma pesquisa que a Cia. “Controvérsias” iniciou em 2002 sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico. Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Escola de samba inaugura barracão
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A escola de samba Gaviões inaugura no próximo domingo (14) o seu barracão, localizado na Rua 7 de Setembro, número 57, centro, próximo ao viaduto. O evento está marcado para às 17h e a entrada custa R$ 3,00. Música e animação não irão faltar nesta inauguração que contará com a presença dos grupos de pagode Só de Brincadeira, Renovação Samba e Pagode e Atitude Certa. No local além de curtir muita música todos poderão comprar salgados e bebidas na cantina e acompanhar os melhores momentos do carnaval de 2007 e 2008 no telão.
Após dois anos fazendo todo trabalho em sua própria casa e contando com a ajuda dos integrantes da escola o presidente da Gaviões GRC Escola de Samba, Bilson Duran, comemora ao lado de todos apoiadores o espaço conseguido com a Conseg.
Há três meses os responsáveis pela Gaviões estão trabalhando no espaço e tem se o interesse de oferecer diversas atividades as crianças carentes e aos idosos. As oficinas serão gratuitas e já tem professores de capoeira, pintura em tela, jiu jitsu, artesanato em argila e costureira, o que eles estão precisando no momento é de materiais e quem quiser fazer doações pode ir até o barracão ou ligar para os telefones 3645-5344 ou 9133-8218.
A escola de samba Gaviões traz em seu histórico dois troféus de vice-campeã e para o ano de 2009 o enredo é sobre algo da cidade, que é o papel e será mostrado então o tema “Do papiral ao virtual”, ou seja, o que será do papel daqui uns anos.
Após esta inauguração o próximo evento a ser realizado será uma noite baiana, as pessoas responsáveis pela ala de baianas farão uma noite típica com acarajé, vatapá, entre outras.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Espetáculos adultos se apresentam no Festil

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
As apresentações de espetáculos infantis se despediram sexta-feira (22) e desde sábado quem está se apresentando no palco do Teatro Municipal são as peças adultas. Até o próximo dia 29 o público poderá prestigiar comédias e dramas na XIII edição do Festil.
A abertura do festival na categoria adulta foi com o espetáculo “Sacra Folia” da Cia. Balaio das Artes, de São José dos Campos, e agradou muitas pessoas como a psicóloga e atriz Thatiane Rosa que achou o espetáculo bonito, limpo e acredita que atinge a todos com a simplicidade da cultura popular brasileira e com interpretações muito boas, para ela o espetáculo tem um ritmo muito bom e segura o público.
No domingo a apresentação foi da Cia. Lasnenas, de São Paulo, com a peça “Coração Bazar”, com rimas poéticas, beleza, sensibilidade, magia e todo carinho amoroso que encantou o público. O historiador Fabiano Luis diz o que as atrizes falavam em relação ao amor, é realmente tudo que acontece e particularmente gostou de certos poemas, como o de Carlos Drumonnd de Andrade, pois lembrou-se de sua adolescência.
A noite de segunda-feira (25) foi de “Entrevista” com a Cia. Ops de Teatro, de Pindamonhangaba, situações típicas foram encenadas pelos atores Vitor Castilho e Leandro Castilho que arrancaram aplausos e risos da platéia.
O Festil reserva muitas surpresas até sábado (30). Os interessados em prestigiar o evento devem comprar seus ingressos a R$ 2. Todas apresentações são no Teatro Municipal às 20h.
“Bang Bang, você morreu”, “O fabuloso destino de Amália Mazzaropi”, “K” e “Lição de Botânica” são os últimos espetáculos que participarão do Festil.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Alunos de inclusão da escola do Mantiqueira apresentam na FASC
Estudantes de uma sala de inclusão da escola municipal do Mantiqueira se apresentaram sexta-feira (15) no teatro da FASC. Trinta alunos encenaram o espetáculo “Os Saltimbancos” que foi produzido em pouco mais de cinco meses. A primeira apresentação foi no mês de julho, onde os pais tiveram a oportunidade de prestigiá-los.
As gestoras Elisa Aparecida da Silva Constantino e Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena, da escola do Mantiqueira, agradeceram o público e as professoras pelo trabalho.
Os alunos tiveram a missão de encenar em 40 minutos vários personagens, como a galinha, o cachorro e gato. Aproximadamente 60 pessoas assistiram os jovens da sala de inclusão no teatro da FASC.
O trabalho de teatro na escola foi feito pelas professoras Cristiana Rosa Pereira, Ana Paula Carreiro e Lidiane Vilela que buscaram a parceria de uma aluna de artes da faculdade para colaborar com a produção e ensaios. Elas puderam contar com Michele.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Apresentações do Festil seguirão até dia 30
Foto do espetáculo "Era uma vez" que realizou a abertura do evento
Está aberta a temporada teatral em Pinda. Começou domingo (17) mais uma edição do Festil (Festival de Teatro Estudantil) no Teatro Municipal. Este é o XIII festival que reúne professores, diretores, atores, técnicos, jurados e platéia no espaço cênico. O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de 150 pessoas e o movimento no Teatro promete aumentar com as apresentações.
Além de representantes de Pindamonhangaba o festival contará com a presença grupos e companhias de São José dos Campos, Lorena, São Paulo, Taubaté, Santo André e Guaçui -ES.
O Teatro Municipal tem capacidade para 300 pessoas e para garantir os ingressos os interessados deverão ir até a bilheteria do teatro, localizado na avenida Nossa Senhora Assunção, 2.750, e adquiri-lo a R$ 2.
A abertura do festival foi realizada com a peça “Era uma vez”, do grupo Ovo, Pinto e Galinha de Pindamonhangaba, segunda-feira (18) quem se apresentou foi o grupo de Teatro Cil de São Paulo, com o espetáculo “Peter Pan”, nesta terça-feira (19) o público poderá prestigiar “Aladim” do grupo Estrela da Imaginação de São José dos Campos.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Começa neste final de semana o Festil

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Sorria, a magia teatral tem data e horário marcado. Participe do XIII FESTIL
Os amantes das artes cênicas têm um motivo para comemorar. Começa neste final de semana o XIII Festil (Festival de Teatro Estudantil) no Teatro Municipal a partir das 15h. A abertura do evento será com o espetáculo “Era uma vez” do grupo Ovo, Pinto Galinha, de Pindamonhangaba. Com realização da Associação Cultural Cootepi e da Prefeitura Municipal o festival prosseguirá até o próximo dia 30.
O público terá a opção de assistir 14 espetáculos, sendo seis na categoria infantil, sete na adulta, e um convidado. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Municipal, localizado na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750, Parque das Nações, a R$ 2. As escolas que têm interesse em reservar lugares podem ligar para (12) 3645-9090 ou 3648-1757. As peças infantis estão marcadas para as 15h e as adultas 20h.
O Festil terá apresentações de dramas, comédias, entre outros gêneros que fazem do teatro uma arte admirada e realizada por muitos. Mais de 150 artistas, entre técnicos, atores, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, sonoplastas, contra-regras, passarão pelo palco do Teatro Municipal nestes 14 dias de festival.
Para que o público e jurados conheçam um pouco do trabalho que estarão prestigiando nos palcos, após as encenações haverá um debate. Neste momento a platéia terá a oportunidade de tirar todas as dúvidas e também elogiar o espetáculo.
Na categoria infantil os jurados serão Mauro Morais, Ademir Pereira e Fábio Mendes. Na adulta a responsabilidade fica a cargo de Cláudia Jordão, Euzélia Gomes e novamente Fábio Mendes. Estes jurados irão conceder aos grupos e companhias troféus de melhor atriz, diretor, cenografia, maquiagem, figurino, entre outros.
Além do júri oficial o público também poderá escolher o melhor espetáculo e será concedido ao mais votado o troféu “Apreciação Popular Luiza Bartholomeu”. Todos os dias 20 pessoas, não ligadas aos grupos e companhias participantes do Festil, receberão uma pasta com votos e no final das apresentações avaliar a peça como ótima, boa ou regular. A escola que levar mais público para o Teatro também receberá o troféu Escola Cidadã.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Escola de balé de Pinda participa de festival em Joinville

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A escola de balé Julia Pyles participou do 26º Festival de Dança de Joinville, considerado o maior e mais importante do gênero no país e maior do mundo, segundo o Guiness Book.
A escola de Pindamonhangaba teve três coreografias classificadas para participar do evento. Sendo, duas na categoria balé clássico infantil e uma na categoria jazz avançado. Mais de 30 bailarinas entre 11 e 22 anos de idade, foram para o festival e se apresentaram 17 vezes nos dias 21, 22 e 23 do mês passado. Além do palco competitivo as bailarinas dançaram em shoppings, praça, indústria e na feira da sapatilha. Elas foram aplaudidas e elogiadas pelo público, imprensa e corpo de jurados.
As alunas da escola também participaram de cursos, oficinas e workshops e tiveram a oportunidade de assistir a noite de gala com solistas do teatro Bolshoi de Moscou que apresentaram o balé “Don Quixote.”
Sylvio Lemgruber, coreógrafo da dança dos famosos da Rede Globo, convidou Julia Pyles contar sua experiência como professora de balé que relatou a importância da participação das alunas neste festival, pois além de divulgar a escola e a cidade, as meninas trocaram muitas experiências e tiveram a oportunidade de crescerem artisticamente.
Júlia informa que a escola de balé Júlia Pyles está com matriculas abertas até o final deste mês, e a partir de setembro começam os preparativos para a grande gala em comemoração aos dez anos da escola. Para se matricular o interessado deve ir até a escola localizada na Rua 10 de julho, nº9, sobre loja, centro. Telefone para mais informações é o 3645-3638.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Estão abertas as inscrições para o Feste
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Os diretores de teatro já podem se inscrever para a XXXII edição do Feste (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba). O Departamento de Cultura de Pindamonhangaba receberá até o próximo dia 25 irá as inscrições. Este ano o festival será realizado de 14 a 25 de outubro. Os grupos e companhias interessadas em participar podem solicitar o regulamento pelo email cultura@pindamonhangaba.sp.gov.br e devem encaminhar a ficha de inscrição para Rua Dr. Campos Salles, 530, São Benedito, CEP 12.422-020, Pindamonhangaba – São Paulo. Os selecionados serão comunicados dia 5 de setembro e tem até dia 12 para confirmar a participação no festival.
O júri de seleção irá escolher sete espetáculos para adultos, quatro para crianças e três de rua. De 18 a 24 de outubro as apresentações serão de peças adultas, 14 a 17 para crianças e de 17 a 19 será vez dos espetáculos de rua. Sempre após as encenações será realizado um debate.
A premiação será dia 25 e serão concedidos troféus para os melhores diretores, atores, atrizes, atores coadjuvantes, atrizes coadjuvantes, cenários, iluminação, figurino, sonoplastia, maquiagem, pesquisa, especial – Júri 2008.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Os diretores de teatro já podem se inscrever para a XXXII edição do Feste (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba). O Departamento de Cultura de Pindamonhangaba receberá até o próximo dia 25 irá as inscrições. Este ano o festival será realizado de 14 a 25 de outubro. Os grupos e companhias interessadas em participar podem solicitar o regulamento pelo email cultura@pindamonhangaba.sp.gov.br e devem encaminhar a ficha de inscrição para Rua Dr. Campos Salles, 530, São Benedito, CEP 12.422-020, Pindamonhangaba – São Paulo. Os selecionados serão comunicados dia 5 de setembro e tem até dia 12 para confirmar a participação no festival.
O júri de seleção irá escolher sete espetáculos para adultos, quatro para crianças e três de rua. De 18 a 24 de outubro as apresentações serão de peças adultas, 14 a 17 para crianças e de 17 a 19 será vez dos espetáculos de rua. Sempre após as encenações será realizado um debate.
A premiação será dia 25 e serão concedidos troféus para os melhores diretores, atores, atrizes, atores coadjuvantes, atrizes coadjuvantes, cenários, iluminação, figurino, sonoplastia, maquiagem, pesquisa, especial – Júri 2008.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Moradores de Pinda poderão assistir filmes nas praças

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Quem gosta de filmes poderá curtir várias obras cinematográficas nos próximos dias. A Villares está realizando o “Circuito Aços Villares de Cinema” e levará às praças de Pindamonhangaba filmes brasileiros. Trata-se de um projeto itinerante que irá envolver as comunidades com exibições cinematográficas gratuitas, de qualidade, priorizando a produção nacional. O projeto é patrocinado pela Aços Villares com apoio do Ministério da Cultura. A realização é da Direção Cultura, empresa produtora de eventos culturais.
Não só Pinda como outras cidades irão receber o projeto que será realizado durante 25dias e apresenta quatro longas-metragens da filmografia brasileira como Castelo Rá-Tim-Bum, Lisbela e o Prisioneiro, 2 Filhos de Francisco e Tainá 2, a Aventura Continua. Os filmes foram selecionados pelo jornalista e crítico de cinema João Nunes, que privilegiou duas produções infantis e duas adultas para permitir o acesso de qualquer tipo de público.
Todas as exibições serão feitas ao ar livre. Para o conforto do espectador, será montada uma tela de cinema formato 3,5 metros por 8 metros, com som digital e projetor de cinema. A estrutura prevê ainda a colocação de 500 cadeiras.
No Brasil muitas pessoas não tem acesso ao cinema e na opinião do jornalista João Nunes, seja pelo preço do ingresso, pela concentração das salas nos shoppings, é da maior importância um projeto que se proponha a oferecer exibições públicas de filmes de qualidade, levando à reflexão e ao entretenimento.
Em Pindamonhangaba o projeto será desenvolvido em seis dias com 12 sessões. Veja a programação e os locais de exibição.
Dia 31/07
Local: Praça Geraldo Carlos da Silva – Distrito de Moreira – Av. Teotônio Vilela
18h30 – Castelo Rá-Tim-Bum
20h30 – 2 Filhos de Francisco
Dia 01/08
Local: Praça Geraldo Carlos da Silva – Distrito de Moreira – Av. Teotônio Vilela
18h30 Tainá 2
20h30 Lisbela e o Prisioneiro
Dia 02/08
Local: Praça Geraldo Carlos da Silva – Distrito de Moreira – Av. Teotônio Vilela
18h30 – Castelo Rá-Tim-Bum
20h30 – 2 Filhos de Francisco
Dia 03/08
Local: Praça Geraldo Carlos da Silva – Distrito de Moreira – Av. Teotônio Vilela
18h30 – Tainá 2
20h30 – Lisbela e o Prisioneiro
Dia 09/08
Local: Praça Padre João de Faria Fialho (largo do Quartel)
18h30 – Castelo Rá-Tim-Bum
20h30 – 2 Filhos de Francisco
Dia 10/08
Local: Praça Padre João de Faria Fialho (largo do Quartel)
18h30 – Tainá 2
20h30 – Lisbela e o Prisioneiro
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Espetáculo infantil é atração no Teatro Municipal
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A atração teatral deste final de semana no Teatro de Pinda é o espetáculo infantil “Brincando com o Lobo Mau” da Cia Teatral Teuga, que existe há mais de duas décadas. Os ingressos custam R$ 14, mas com a filipeta o interessado pagará R$ 6. A apresentação está marcada para Domingo (3) às 16h.
“Brincando com o Labo Mau” está em cartaz há 20 anos já foi vista por mais de 50 mil pessoas que aprovaram a montagem e se divertiram.
O Teatro Municipal fica na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750, Parque das Nações.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
A atração teatral deste final de semana no Teatro de Pinda é o espetáculo infantil “Brincando com o Lobo Mau” da Cia Teatral Teuga, que existe há mais de duas décadas. Os ingressos custam R$ 14, mas com a filipeta o interessado pagará R$ 6. A apresentação está marcada para Domingo (3) às 16h.
“Brincando com o Labo Mau” está em cartaz há 20 anos já foi vista por mais de 50 mil pessoas que aprovaram a montagem e se divertiram.
O Teatro Municipal fica na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750, Parque das Nações.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Festa de Tremembé termina dia 10
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé teve início dia 25 com o show de Jair Rodrigues e segue até dia 10. No encerramento da festividade a apresentação musical é de Almir Sater e terá a grande queima de fogos que este ano terá duração de 20 minutos de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Tremembé.
Além de shows de artistas do cenário nacional o evento conta com grupos musicais, cantores e bandas regionais, parque de diversões, praça de alimentação com mais de 70barracas, bingo, entre outros.
Na noite de ontem o público pode conferir o show de Fábio Júnior, para esta sexta-feira (01) quem estará no palco da festa são Nill Max, Simon e Banda, Banda Guilessa. Sábado é a vez de Forró Mulambo, Trio Virgulino e Forró Maré. Dia 3 Grupo Pequena Via e Adriana. O próximo show que está sendo esperado pelos moradores da região é Edson e Hudson que estarão em Tremembé na noite de terça-feira (5) a partir das 22h.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
A tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé teve início dia 25 com o show de Jair Rodrigues e segue até dia 10. No encerramento da festividade a apresentação musical é de Almir Sater e terá a grande queima de fogos que este ano terá duração de 20 minutos de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Tremembé.
Além de shows de artistas do cenário nacional o evento conta com grupos musicais, cantores e bandas regionais, parque de diversões, praça de alimentação com mais de 70barracas, bingo, entre outros.
Na noite de ontem o público pode conferir o show de Fábio Júnior, para esta sexta-feira (01) quem estará no palco da festa são Nill Max, Simon e Banda, Banda Guilessa. Sábado é a vez de Forró Mulambo, Trio Virgulino e Forró Maré. Dia 3 Grupo Pequena Via e Adriana. O próximo show que está sendo esperado pelos moradores da região é Edson e Hudson que estarão em Tremembé na noite de terça-feira (5) a partir das 22h.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
terça-feira, 29 de julho de 2008
Cootepi divulga espetáculos selecionados para o Festil
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A Associação Cultural Cootepi selecionou no último final de semana os espetáculos que farão parte da XIII edição do Festil. Foram recebidas mais de 30 inscrições de grupos e companhias de vários lugares do país. A realização do Festival de Teatro Estudantil é da Cootepi em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio de diversas empresas da cidade.
O festival este ano será realizado de 17 a 30 de agosto. As apresentações dos espetáculos infantis estão marcadas para às 15h e adulto 20h. Para conferir os atores em cena o interessado deverá trocar o ingresso por 1 pacote de macarrão ou 1 óleo a partir do dia 11.
Os empresários e comerciantes interessados em apoiar esta iniciativa cultural devem entrar em contato com a organização pelos telefones 3645-9090, 3645-0211 e 3648-1757.
Espetáculos Infantil
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
17 Era uma Vez... - Grupo Ovo,Pinto,Galinha - Pindamonhangaba
18 Peter Pan - Teatro Cil - São Paulo
19 Aladim - Grupo Estrela da Imaginação - São José dos Campos
20 O fantástico mundo de feiurinha - Oficina de Teatro Sinjul - Lorena
21 Peripécias na Lua - Grupo Peripécias - São José dos Campos
22 Miltopéia - Badaró Encena - Pindamonhangaba
Espetáculos Adulto
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
23 Sacra Folia - Cia Balaio de Artes - São José dos Campos
24 Coração Bazar - Grupo Lasnenas - São Paulo
25 Entrevista - Cia Ops de Teatro - Pindamonhangaba
26 Bang Bang você morreu! -Grupo Expressão em Cena - Campos do Jordão
27 O fabuloso destino de Amália Mazzaropi - Grupo Balakko Bakko - Taubaté
28 “K“ - Teatro do Colégio Singular - Santo André
29 Lição de Botânica - Grupo Gota,Pó e Poeira - Guaçui- ES
30 O Rei que ficou cego - Grupo Depois das 11 – Projeto Letras de Luz Pindamonhangaba
30 20h30 Premiação
HISTÓRICO FESTIL
O Festil (Festival de Teatro Estudantil) foi idealizado pelo grupo Textando Texto, formado por Edson Santos Silva, Maria Ediléa Salgado dos Santos, Rose Seixas e Carlos Guilherme Pinto idealizou um Festival de Teatro Estudantil para incentivar a prática do teatro por crianças e adolescentes. Com a parceria do Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, foi possível fazer a primeira edição do FESTIL em 1993.
Em 1994 o grupo Textando Texto se desfez e a Cia. Cadê Otelo assumiu a parceria com o Departamento de Cultura para realizar o evento. A partir de 1995 o Departamento de Cultura assume totalmente o FESTIL. Em 1998, 1999 e 2000 não foi realizado. Em 2001 Maria Ediléa Salgado dos Santos, retoma o festival junto a Cootepi e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, ficando a coordenação a cargo da idealizadora, junto a Cootepi.
Centro e trinta grupos de Pindamonhangaba e de diversos municípios do Brasil já se apresentaram nas 12 edições do Festil e mais de 32 mil pessoas assistiram todos os espetáculos dramáticos e cômicos. Em 2008, o XIII FESTIL, contará com mais de 300 pessoas envolvidas diretamente sendo alunos, diretores, professores, profissionais da área e técnicos.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
A Associação Cultural Cootepi selecionou no último final de semana os espetáculos que farão parte da XIII edição do Festil. Foram recebidas mais de 30 inscrições de grupos e companhias de vários lugares do país. A realização do Festival de Teatro Estudantil é da Cootepi em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio de diversas empresas da cidade.
O festival este ano será realizado de 17 a 30 de agosto. As apresentações dos espetáculos infantis estão marcadas para às 15h e adulto 20h. Para conferir os atores em cena o interessado deverá trocar o ingresso por 1 pacote de macarrão ou 1 óleo a partir do dia 11.
Os empresários e comerciantes interessados em apoiar esta iniciativa cultural devem entrar em contato com a organização pelos telefones 3645-9090, 3645-0211 e 3648-1757.
Espetáculos Infantil
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
17 Era uma Vez... - Grupo Ovo,Pinto,Galinha - Pindamonhangaba
18 Peter Pan - Teatro Cil - São Paulo
19 Aladim - Grupo Estrela da Imaginação - São José dos Campos
20 O fantástico mundo de feiurinha - Oficina de Teatro Sinjul - Lorena
21 Peripécias na Lua - Grupo Peripécias - São José dos Campos
22 Miltopéia - Badaró Encena - Pindamonhangaba
Espetáculos Adulto
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
23 Sacra Folia - Cia Balaio de Artes - São José dos Campos
24 Coração Bazar - Grupo Lasnenas - São Paulo
25 Entrevista - Cia Ops de Teatro - Pindamonhangaba
26 Bang Bang você morreu! -Grupo Expressão em Cena - Campos do Jordão
27 O fabuloso destino de Amália Mazzaropi - Grupo Balakko Bakko - Taubaté
28 “K“ - Teatro do Colégio Singular - Santo André
29 Lição de Botânica - Grupo Gota,Pó e Poeira - Guaçui- ES
30 O Rei que ficou cego - Grupo Depois das 11 – Projeto Letras de Luz Pindamonhangaba
30 20h30 Premiação
HISTÓRICO FESTIL
O Festil (Festival de Teatro Estudantil) foi idealizado pelo grupo Textando Texto, formado por Edson Santos Silva, Maria Ediléa Salgado dos Santos, Rose Seixas e Carlos Guilherme Pinto idealizou um Festival de Teatro Estudantil para incentivar a prática do teatro por crianças e adolescentes. Com a parceria do Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, foi possível fazer a primeira edição do FESTIL em 1993.
Em 1994 o grupo Textando Texto se desfez e a Cia. Cadê Otelo assumiu a parceria com o Departamento de Cultura para realizar o evento. A partir de 1995 o Departamento de Cultura assume totalmente o FESTIL. Em 1998, 1999 e 2000 não foi realizado. Em 2001 Maria Ediléa Salgado dos Santos, retoma o festival junto a Cootepi e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, ficando a coordenação a cargo da idealizadora, junto a Cootepi.
Centro e trinta grupos de Pindamonhangaba e de diversos municípios do Brasil já se apresentaram nas 12 edições do Festil e mais de 32 mil pessoas assistiram todos os espetáculos dramáticos e cômicos. Em 2008, o XIII FESTIL, contará com mais de 300 pessoas envolvidas diretamente sendo alunos, diretores, professores, profissionais da área e técnicos.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Folia do Homem Diabo estreou em Pinda
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
A Cia. Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba estreou dia 21 e 22 de junho o espetáculo “A Folia do Homem Diabo” no palco da Cootepi em Pindamonhangaba. Os atores ensaiaram mais de um ano para encenar ao público uma peça cheia de fúria e paixão, onde os pecados como luxúria, avareza, gula, entre outros pecados inerentes ao ser humano estiveram próximos à platéia. Durante o sábado e domingo o Teatro Municipal – Cootepi – esteve lotado, e mais de 500 pessoas prestigiaram a estréia em Pindamonhagaba, sendo que a companhia estreou o espetáculo em Maio no município de Caraguatatuba no Teatro Mário Covas.
Segundo o diretor Adbailson Cuba, a peça é inspirada no Auto de Nossa Senhora da Luz. “Ela conta a história da criação do mundo e do homem e a explicação de sua existência”, ressaltou Cuba.
O elenco de “Folia do Homem Diabo” conta com os intérpretes Mauro Morais, Thatiane da Rosa, Mateus Corrêa, Marcelo Prudente, Rosana Castro, Karina Costa, Euzélia Gomes, Ellont Bonani, Duda Macedo, Anderson Zé Souza, Keli D´Arc, Danilo Riva, Rafael Bicudo Denílson Campos, percussão Almir Luz. A direção geral é de Adbaílson Cuba, criação de luz de Afonso Celso de Oliveira, operação de luz Olavo Cadorini, som Neto Cuba, contra-regras Marcos Abuc e Ana Maria Cuba.
Sinopse do espetáculo
Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Como será nosso futuro? Por que existimos? É da natureza humana esta dúvida em relação à vida. O homem é um ser que vive, viveu e sempre viverá em busca de respostas. E é por esse motivo que a Cia. Teatral “Controvérsias” estréia nesta semana o seu novo espetáculo: “Folia do Homem-Diabo”.
Com toda magia, feitiço e encantamento, a peça é a terceira montagem resultante de uma pesquisa que a Cia. “Controvérsias” iniciou em 2002 sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico. Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
A Cia. Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba estreou dia 21 e 22 de junho o espetáculo “A Folia do Homem Diabo” no palco da Cootepi em Pindamonhangaba. Os atores ensaiaram mais de um ano para encenar ao público uma peça cheia de fúria e paixão, onde os pecados como luxúria, avareza, gula, entre outros pecados inerentes ao ser humano estiveram próximos à platéia. Durante o sábado e domingo o Teatro Municipal – Cootepi – esteve lotado, e mais de 500 pessoas prestigiaram a estréia em Pindamonhagaba, sendo que a companhia estreou o espetáculo em Maio no município de Caraguatatuba no Teatro Mário Covas.
Segundo o diretor Adbailson Cuba, a peça é inspirada no Auto de Nossa Senhora da Luz. “Ela conta a história da criação do mundo e do homem e a explicação de sua existência”, ressaltou Cuba.
O elenco de “Folia do Homem Diabo” conta com os intérpretes Mauro Morais, Thatiane da Rosa, Mateus Corrêa, Marcelo Prudente, Rosana Castro, Karina Costa, Euzélia Gomes, Ellont Bonani, Duda Macedo, Anderson Zé Souza, Keli D´Arc, Danilo Riva, Rafael Bicudo Denílson Campos, percussão Almir Luz. A direção geral é de Adbaílson Cuba, criação de luz de Afonso Celso de Oliveira, operação de luz Olavo Cadorini, som Neto Cuba, contra-regras Marcos Abuc e Ana Maria Cuba.
Sinopse do espetáculo
Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Como será nosso futuro? Por que existimos? É da natureza humana esta dúvida em relação à vida. O homem é um ser que vive, viveu e sempre viverá em busca de respostas. E é por esse motivo que a Cia. Teatral “Controvérsias” estréia nesta semana o seu novo espetáculo: “Folia do Homem-Diabo”.
Com toda magia, feitiço e encantamento, a peça é a terceira montagem resultante de uma pesquisa que a Cia. “Controvérsias” iniciou em 2002 sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico. Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Supresa em breve
Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Cia. Controvérsias estreiará espetáculo
A Cia. Teatral Controvérsias estreará no próximo mês o espetáculo "A Folia do Homem Diabo". Os atores estão ensaiando há mais de oito meses e irão apresentar os pecados capitais próximos ao público.
Preparem-se para a surpresa que promete ser muito boa, segundo os atores da companhia.
Marcos Cuba
Jornalista
Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Cia. Controvérsias estreiará espetáculo
A Cia. Teatral Controvérsias estreará no próximo mês o espetáculo "A Folia do Homem Diabo". Os atores estão ensaiando há mais de oito meses e irão apresentar os pecados capitais próximos ao público.
Preparem-se para a surpresa que promete ser muito boa, segundo os atores da companhia.
Marcos Cuba
Jornalista
Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Assinar:
Postagens (Atom)