terça-feira, 29 de julho de 2008

Cootepi divulga espetáculos selecionados para o Festil

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba


A Associação Cultural Cootepi selecionou no último final de semana os espetáculos que farão parte da XIII edição do Festil. Foram recebidas mais de 30 inscrições de grupos e companhias de vários lugares do país. A realização do Festival de Teatro Estudantil é da Cootepi em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio de diversas empresas da cidade.
O festival este ano será realizado de 17 a 30 de agosto. As apresentações dos espetáculos infantis estão marcadas para às 15h e adulto 20h. Para conferir os atores em cena o interessado deverá trocar o ingresso por 1 pacote de macarrão ou 1 óleo a partir do dia 11.
Os empresários e comerciantes interessados em apoiar esta iniciativa cultural devem entrar em contato com a organização pelos telefones 3645-9090, 3645-0211 e 3648-1757.
Espetáculos Infantil
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
17 Era uma Vez... - Grupo Ovo,Pinto,Galinha - Pindamonhangaba
18 Peter Pan - Teatro Cil - São Paulo
19 Aladim - Grupo Estrela da Imaginação - São José dos Campos
20 O fantástico mundo de feiurinha - Oficina de Teatro Sinjul - Lorena
21 Peripécias na Lua - Grupo Peripécias - São José dos Campos
22 Miltopéia - Badaró Encena - Pindamonhangaba

Espetáculos Adulto
Dia Espetáculo Grupo/ Cia Cidade
23 Sacra Folia - Cia Balaio de Artes - São José dos Campos
24 Coração Bazar - Grupo Lasnenas - São Paulo
25 Entrevista - Cia Ops de Teatro - Pindamonhangaba
26 Bang Bang você morreu! -Grupo Expressão em Cena - Campos do Jordão
27 O fabuloso destino de Amália Mazzaropi - Grupo Balakko Bakko - Taubaté
28 “K“ - Teatro do Colégio Singular - Santo André
29 Lição de Botânica - Grupo Gota,Pó e Poeira - Guaçui- ES
30 O Rei que ficou cego - Grupo Depois das 11 – Projeto Letras de Luz Pindamonhangaba
30 20h30 Premiação

HISTÓRICO FESTIL

O Festil (Festival de Teatro Estudantil) foi idealizado pelo grupo Textando Texto, formado por Edson Santos Silva, Maria Ediléa Salgado dos Santos, Rose Seixas e Carlos Guilherme Pinto idealizou um Festival de Teatro Estudantil para incentivar a prática do teatro por crianças e adolescentes. Com a parceria do Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, foi possível fazer a primeira edição do FESTIL em 1993.
Em 1994 o grupo Textando Texto se desfez e a Cia. Cadê Otelo assumiu a parceria com o Departamento de Cultura para realizar o evento. A partir de 1995 o Departamento de Cultura assume totalmente o FESTIL. Em 1998, 1999 e 2000 não foi realizado. Em 2001 Maria Ediléa Salgado dos Santos, retoma o festival junto a Cootepi e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, ficando a coordenação a cargo da idealizadora, junto a Cootepi.
Centro e trinta grupos de Pindamonhangaba e de diversos municípios do Brasil já se apresentaram nas 12 edições do Festil e mais de 32 mil pessoas assistiram todos os espetáculos dramáticos e cômicos. Em 2008, o XIII FESTIL, contará com mais de 300 pessoas envolvidas diretamente sendo alunos, diretores, professores, profissionais da área e técnicos.




Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marcos, ainda tem o FESTE?
Morei aí em Pinda, na época, tinha esse festival, era muito bom. Estou pensando em fazer uma visita à COOTEPI, que eu tanto freqüentava quando morava aí. O FESTE costumava acontecer no mês de outubro...ainda acontece?

P.S. me lembro de você atuando num espetáculo que dirigiu, acho que em 2003...

Abraços.

Carine