quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novo horário no Deptº de Cultura

Para melhor atender os munícipes o Departamento de Cultura irá mudar de horário a partir de segunda-feira (28) deste mês. Atualmente o horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com a mudança não será mais fechado para almoço. Os moradores poderão se dirigir até o local das 8 às 17h de segunda a sexta-feira para solicitar informações e fazer cadastros.

A coordenadora do Departamento de Cultura, Nilza Mayer, revela que a mudança foi justamente para atender todas as pessoas que procuram o Departamento e muitas delas não tinham outra hora sem ser a do almoço.

Artesãos, músicos, grupos de teatro, dança, entre outros artistas podem procurar o Departamento para fazer cadastros, para isso basta preencher uma ficha e comprovar os trabalhos desenvolvidos.

Deolindo e Genoveva na Cootepi













Pindamonhangaba receberá dia 26 no teatro Cootepi às 15h e às 20h o espetáculo “Deolindo e Genoveva”, da Cia. Lúdica, que está comemorando 15 anos de fundação. A peça foi premiada com o ProAC - Programa de Ação Cultural – Produção 2008, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A entrada é 1kg de alimento não perecível os ingressos já estão sendo trocados, os interessados em conferir devem ligar para os telefones 3648-1757 ou 9746-5429.

Essa comédia é sexto trabalho que a Cia. Lúdica produz para o seu repertório. O público irá prestigiar uma trupe mista de camelôs e fanfarra instalada numa praça denominada Machado de Assis.

A companhia utiliza como fio condutor o conto de Machado de
Assis com atuação típica dos camelôs, ciganos, trambiqueiros, poetas e jogatinos ao som de corneta, bumbo, tarol, entre outros instrumentos.
O texto e direção do espetáculo são de Paulo Drumond, no elenco estão Paulo Drumond, Marcya Harco, Cris Socci, Suzana Arruda e o músico Carlos Franco Drummond.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Folia do Homem Diabo em Catanduva



Magia, beleza e batuques, são os elementos de um espetáculo que retrata a criação do homem e reflete seus desejos e transformações diante de uma realidade conturbada e cheia de conflitos. O espetáculo Folia do Homem Diabo, da Cia.Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba está na programação do festival de teatro de Catanduva.
Os atores entrarão em cena no próximo sábado (26) para interpretar personagens que provocam e encantam.

Texto e direção de Adbailson Cuba, maquiagem Mauro Moraes, operação de som Neto Cuba, operação de luz, Olavo Cadorini. Elenco: Adalgiza Américo, Karina Costa, Duda Macedo, Mauro Morais, Júnior Fróes, Thati Lopes, Rosana Castro, Marcelo Prudente, Mateus Corrêa, Keli D´Arc, Danilo Riva, Denilson Campos, Elont Bonani, Marcos Abuc, sonoplastia Almir, contraregra Ana Cuba.

Sorteio de apartamentos para deficientes




A CDHU e a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação do município, realizaram na manhã de quinta-feira (17) o sorteio de oito apartamentos para deficientes. A obra está construída no loteamento Azeredo e faz parte dos 112 apartamentos sorteados em agosto deste ano. O sorteio foi realizado no Recinto São Vito e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre familiares e futuros moradores.

As unidades sorteadas entre os deficientes fazem parte da cota que é destinada a essas pessoas. Foram sorteados 24 pessoas, sendo 8 contempladas e 16 suplentes. Após o sorteio os contemplados deverão passar por uma perícia médica, a ser feita no Centro de Especialidades Médicas.

Eles irão residir num apartamento com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em aproximadamente 45m².
O diretor de Habitação de Pindamonhangaba, José Antonio Goulart Rodrigues, conta que o sorteio transcorreu dentro das normalidades. “Explicamos para as pessoas que não foram contempladas não desanimar, porque o prefeito João Ribeiro vem buscando parcerias com o Estado e o Governo Federal para resolver a questão habitacional e novas áreas já estão sendo estudadas para implantação de novos loteamentos”, explica Rodrigues.

Olimpíada vicentina

O Educandário São Vicente de Paulo está realizando a 1ª Olimpíada Vicentina. As atividades tiveram início segunda-feira (21) e seguem até o próximo dia 26. O objetivo do evento é integração e socialização entre as crianças e monitores da instituição. Os organizadores destacam que o foco é estimular às crianças a participação.

A olimpíada também homenageia Elizabeth de Robiano e São Vicente de Paulo, que foram agentes de caridade e solidariedade para com os pobres.
São Vicente de Paulo foi inspirador de Elizabeth, ela que fundou a congregação das irmãs de São Vicente de Paulo, que atua no educandário.

A abertura das comemorações esportivas contou com a presença de Luis Eduardo Ambrósio, velocista de Pindamonhangaba que já representou o Brasil.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cinema de graça em Pinda

Os moradores de Moreira César e do Araretama que gostam de cinema podem comemorar e se programar para assistir a um bom filme. O projeto Cinetransformer chegou na cidade no último domingo (16) e ficará até o próximo, dia 23. O objetivo é levar entretenimento e cultura às comunidades de baixa renda da região que não tem acesso ao cinema. O projeto estará em Pindamonhangaba por meio da Cepar Cultural, com patrocínio do Instituto Gerdau e apoio da Prefeitura Municipal.

Cinetransformer é um caminhão que se transforma em uma verdadeira sala de cinema, com assentos para mais de 90 pessoas, possui banheiros, pipoqueira e suporte para refrigerante. Este caminhão tem três sistemas pneumáticos que garantem estabilidade, independência, e agilidade, não há necessidade de obras ou adaptações especiais.
Trata-se de um programa de inclusão social, cujo já foi foi reconhecido com o Prêmio Marketing Best 2008 e Top Social 2008, estará em Pindamonhangaba de 16 a 23 de agosto com até cinco sessões diárias, com a exibição de filmes nacionais e internacionais, todos com classificação etária livre.

“Nossa intenção é proporcionar acesso a uma sessão completa de cinema gratuitamente e levar a magia do cinema a este público. Queremos sensibilizá-los para a sétima arte, permitindo acesso aos filmes, e proporcionando assim, uma grande ação de democratização cultural”, diz Cristiano Amorim coordenador do projeto.

Durante a semana serão realizadas sessões para escolas e aos finais de semana as sessões serão abertas à comunidade, porém dependendo de como estiver a sessão os responsáveis liberam para comunidade prestigiar também, e não somente no final de semana, vai depender da procura das escolas. Os interessados devem chegar meia hora antes do inicio de cada exibição para retirar o ingresso. As sessões aos sábados e domingos acontecerão de duas em duas horas das 10h às 18h.

De 16 a 18 de agosto o projeto estará na Rua Benedito Bacca Benega – em frente à escola Prof. Elias Bargis – no Araretama. Entre os dias 19 e 23 os moradores de Moreira César poderão prestigiar as exibições no pátio de eventos.
As produções que serão exibidas em Pindamonhangaba são Kung Fu Panda, Hugo – O Tesouro da Amazônia, Ratatouille, Wall-E, Marley e Eu, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes e Tainá.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Festival de teatro está com as inscrições abertas

Estão abertas as inscrições do XXXIII FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba), o prazo para se inscrever vai até o próximo dia 26. Não serão aceitas inscrições incompletas. Os espetáculos selecionados serão comunicados nos dias 1 e 2 de setembro. O festival é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, com o objetivo de estimular os grupos de teatro em atividade no país, revelar talentos e promover o intercâmbio cultural. Os grupos e companhias escolhidas terão uma ajuda de custo no valor de R$ 2.500.

A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, o festival será realizado de 3 a 17 de outubro.

O evento está dividido nas categorias infantil, adulto e rua. Farão parte da programação três peças de rua, quatro espetáculos para crianças e sete para adultos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Retorno

Meu caro leitor, escrevo-lhe com grande alegria, a felicidade de alguém que em breve estará de volta. O meu retorno está muito breve de acontecer e não pudia estar mais feliz para escrever a vocês que acessam o meu link, com grande carinho e curiosidade.

Este endereço é um campo para o conhecimento cultural e jornalístico de Pindamonhangaba, agradeço imensamente o carinho de todos.

Hoje vamos falar um pouco do Festil, o festival de teatro estudantil que está se aproximando e tem peças de vários lugares; promovendo a integração estudantil no mundo das artes cênicas.

Ah mas antes disso não posso me esquecer do nosso grande mês do folclore, dia 22, data que tanto considero, por dois motivos especiais, primeiro aniversário do meu pai, meu grande educador, apoiador e incentivador e segundo uma data cultural que tanto aprecio.

Vamos torcer para que neste mês tenhamos muitas atividades culturais em nosso município, o folclore é a cultura do povo, vamos prestigiar o que os nossos amigos artesãos, artistas, compositores, músicos, ente outros têm para nos apresentar. Um país que não conhece a sua própria cultura é pobre de conhecimentos próprios.

Ah e tenho uma novidade para você internauta, muito em breve poderão acompanhar informações nutricionais neste link, não percam, acessem sempre que puder e saíba das novidades,grande abraço a todos e até mais.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Acidentes acontecem

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba

Quebrei a perna

Minha gente infelizmente não estou tendo tempo para fazer novas postagens, é até engraçado dizer isto, mas é que na verdade estou meio que desatualizado.
Quebrei a perna num acidente no começo de janeiro e até agora estou de molho, ou seja, não posso fazer nada e ainda tenho que continuar andando com duas muletas. Mas com fé e muito cuidado sei que tudo se resolverá, afinal acidentes acontecem.
Em breve irei fazer novas postagens sobre os mais diversos assuntos, por gentileza aguardem e continuem visitando esta página.
Agradeço a compreensão e muitos beijos e abraços para você meu querido leitor.

Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias

terça-feira, 17 de março de 2009

Semana Santa e a Paçoca

Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba

Escrevo não como um grande conhecedor do assunto, porém como um curioso que gosta de sempre saber um pouco mais, aberto para novidades e aprendizado, pois quando pensamos que já sabemos tudo, nos tornamos tolos. Com minha simplicidade tento entender a relação da Semana Santa com a Paçoca.

Como curioso nato que sou fiz várias pesquisas, mas infelizmente não consegui estabelecer uma compreensão fatídica entre este alimento que reúne tantos outros e numa comunhão se torna um doce apreciado por muitos.

A paçoca pode ser salgada ou doce, isto varia de acordo com a região, mas aqui no Vale do Paraíba, percebo que o amendoim assado, socado no pilão com pitadas de sal, açúcar e farinha são mais produzidos na Semana Santa.

A funcionária pública Vera Lúcia Moreira conta que fazer paçoca na Semana Santa é praticamente um ritual sagrado, tanto é que tem até mesmo dia limite e hora para socar o amendoim. “Eu lembro que minha mãe fazia e meus irmãos e eu adorávamos, digo que é algo que foi passando de geração até mesmo”, afirma Vera.

Muitas pessoas não gostam nem de pensar em paçoca, pois são alérgicos ao amendoim, já outras simplesmente não comem porque acham muito seca, por outro lado os vendedores deste doce recomendam come-lo com uma bananinha.E não é que a mistura é boa mesmo!

Infelizmente não tive a oportunidade de conversar com um padre para entender melhor esta relação, porque estou impossibilitado, acredito que ele teria alguma informação interessante sobre este assunto. Vamos em frente e comendo paçoca, afinal este doce com raízes indígenas já conquistou muitos paladares.




Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias