Por Marcos Cuba - Pindamonhangaba
Escrevo não como um grande conhecedor do assunto, porém como um curioso que gosta de sempre saber um pouco mais, aberto para novidades e aprendizado, pois quando pensamos que já sabemos tudo, nos tornamos tolos. Com minha simplicidade tento entender a relação da Semana Santa com a Paçoca.
Como curioso nato que sou fiz várias pesquisas, mas infelizmente não consegui estabelecer uma compreensão fatídica entre este alimento que reúne tantos outros e numa comunhão se torna um doce apreciado por muitos.
A paçoca pode ser salgada ou doce, isto varia de acordo com a região, mas aqui no Vale do Paraíba, percebo que o amendoim assado, socado no pilão com pitadas de sal, açúcar e farinha são mais produzidos na Semana Santa.
A funcionária pública Vera Lúcia Moreira conta que fazer paçoca na Semana Santa é praticamente um ritual sagrado, tanto é que tem até mesmo dia limite e hora para socar o amendoim. “Eu lembro que minha mãe fazia e meus irmãos e eu adorávamos, digo que é algo que foi passando de geração até mesmo”, afirma Vera.
Muitas pessoas não gostam nem de pensar em paçoca, pois são alérgicos ao amendoim, já outras simplesmente não comem porque acham muito seca, por outro lado os vendedores deste doce recomendam come-lo com uma bananinha.E não é que a mistura é boa mesmo!
Infelizmente não tive a oportunidade de conversar com um padre para entender melhor esta relação, porque estou impossibilitado, acredito que ele teria alguma informação interessante sobre este assunto. Vamos em frente e comendo paçoca, afinal este doce com raízes indígenas já conquistou muitos paladares.
Marcos Cuba
Jornalista/Ator e Assessor da Cia. Controvérsias
Um comentário:
Caro Marcos, também estou curiosa para descobrir um pouco desta tradição, da paçoca na semana santa.
Buscando informações descobri o seguinte como na sexta-feira santa é dia de jejum e abstinência de carne, a paçoca serve para encher o estomago já que devemos comer pouco. Na minha família ainda temos o hábito de comer arroz doce, na tarde de sexta-feira antes de ir para a procissão do "Senhor Morto." Minha mãe mãe falou que é por isso que se come paçoca na semana santa manter o jejum na quinta-feira santa e na sexta-feira santa.
Postar um comentário