
Tradição no ensino em Pindamonhangaba chegou aos seus 80 anos. Para festejar a data a direção da Etec João Gomes de Araújo está promovendo diversas ações para agradar a todos os públicos. Na noite de sexta-feira (27) terá uma balada na Vinil Rock Bar a partir das 23 horas, no dia 30 ocorrerá uma solenidade para convidados, devido ao espaço da escola, e a partir das 14 horas do dia 30 começará a feira com exposições de trabalhos.
Mirtes Marroco Paim, diretora da Etec, conta que uma grande parte da população já passou pela escola e acredita que atualmente 60% da população de Pindamonhangaba tem uma lembrança e deixou uma marca na escola, como o prefeito João Ribeiro, a secretária de educação e cultura, Bárbara Zenita França Macedo, o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, entre outros, foram convidados para festejar os 80 anos.
Durante 30 anos a escola funcionou na escola João Gomes de Araújo e apenas em 1961 começou a funcionar no prédio atual. O prédio passou por diversas mudanças e muitas lembranças marcam a história da unidade escolar.
Durante a feira também será lançada um material sobre os 80 anos.
Projeto de memórias
A professora Lúcia da Silva Teixeira está na Etec João Gomes de Araújo há 16 anos. Ela desenvolveu em 2010, juntamente com as professoras Silmara e Patrícia, o projeto de memórias. Elas fizeram um estudo com base em pesquisas no Jornal Tribuna do Norte.
Lúcia revela que este projeto culminou em outros dois, que é o cápsula do tempo e a elaboração de um livreto contando toda a história da escola e foi fascinante.
Cápsula do tempo
A escola também está com um projeto chamado “Cápsula do Tempo”. A direção escolar convida a todos que passaram pela unidade para fazer parte do projeto. Os interessados poderão comprar o papel carta, com o logotipo dos 80 anos, e escrever o que desejarem.
As cartas serão depositadas nesta cápsula na tarde do dia 1º de junho e daqui a dez anos acontecerá a abertura. Juntamente com as cartas outros objetos estarão guardados na cápsula e a intenção é montar um acervo de memória.
Também no dia 1º será feito o lançamento de um vídeo contando a trajetória dos 80 anos da escola. Este material será lançado às 20 horas.
Trajetória da diretora
Mirtes Marroco Paim está no Centro Paulo Souza há nove anos. É uma profissional da área de gestão e entrou no curso de administração. Foi coordenadora da área por um determinado período, depois passou para a coordenação pedagógica. Com a aposentadoria do professor Serrano em 2010 assumiu a direção.
Mirtes agradece toda equipe e conta que está feliz com a organização desta festa de 80 anos porque conseguiram mobilizar todos da escola e envolver a comunidade.
A diretora comenta que não é natural da cidade e que é lindo ver a trajetória toda e é bom fazer parte dessa história que começou como professora, e é um orgulho estar a frente de uma escola com duas mil pessoas entre alunos, docentes e funcionários.
“Tudo funciona bem porque eu tenho uma equipe que me apóia, ótimos alunos e ver o resultado de tudo isso é gratificante para eu que estou na direção dessa escola”, finaliza Mirtes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário