
A população de Pindamonhangaba a cada dia passa a se alimentar de forma mais consciente e nutritiva. Tudo isto porque o CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) oferece a oportunidade de experimentar receitas de baixo custo e com alto valor nutritivo. O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, por meio do CPIC traz inúmeros benefícios aos munícipes.
Pindamonhangaba pode comemorar, porque já foi elaborada a segunda cartilha sobre alimentação saudável. O material será distribuído em breve, mas algumas pessoas que freqüentam as aulas no CPIC já estão se deliciando com as preparações culinárias. Esta cartilha possui 43 tipos de receitas, das mais variadas, como pães, doces, bolos, salgados, entre outras.
Denize Napier, coordenadora da alimentação saudável do CPIC é a responsável pelo lançamento da cartilha. Ela dedica o trabalho a sua grande amiga e colaboradora Iracélis Fátima de Moraes, coordenadora do CPIC.
As receitas foram criadas no CPIC e são elaboradas com materiais de baixo custo para que toda a população possa consumir. São feitos com diversas plantas que as pessoas têm no quintal como: tayoba, caruru, serralha, etc.
Denize comenta que a elaboração da cartilha durou cerca de oito meses, entre testes, onde os ingredientes são explorados em diversas formas durante os trabalhos de cozinha saudável que já é realizado pelo CPIC. Os interessados em participar das aulas sobre cozinha podem ligar para Janusa no telefone 3642-2420 para obter informações.
“Foi um trabalho muito gratificante fazer essa cartilha e como não fazemos nada sozinha, devo esse trabalho à minha chefe, Iracélis que me deu todo apoio necessário. Agradeço também os parceiros da gente e a Secretaria de Saúde e Assistência Social. Já estamos pensando na elaboração da 3ª cartilha”, afirma Denize Napier.
Receitas para se experimentar
Denize comenta que poderia destacar várias receitas, porém achou muito interessante o desenvolvimento do pão de cebola e rica mistura, porque é uma massa muito boa, a torta salgada de soja, panqueca verde, enfim. Ela acrescenta que todas as receitas são práticas, basta um pouco de criatividade e boa vontade para fazer pratos saborosos e nutritivos.
O valor das receitas são variados, podendo custar até mesmo centavos, porque há ingredientes que já temos em casa ou no fundo do quintal. Com apenas uma laranja, por exemplo, podemos fazer um bolo nutritivo.
“É muito engraçado algumas pessoas que quando perguntam o que vai naquele produto faz uma cara feia e diz que não vai comer. Depois que vê o pessoal comendo prova e adora”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário