segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Unidades do Exército terão troca de comando

Como de práxis as unidades militares realizam por determinados períodos as trocas de comando e Pindamonhangaba terá duas trocas no ano de 2011. O Coronel Marcos Renzeti Espurio, comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Combate, e o comandante da 11ª, Major Eude Carvalho Filho se despedirão da “Princesa do Norte”.
Filho passará o comando dia 21 de janeiro para o capitão Silvério, que está vindo de Rio Branco, Acre. No período que ele ficou na unidade ele avalia que a cidade é boa, e que tem infra-estrutura boa, agora ele vai para o Rio de Janeiro.
Renzeti passará o comando do 2º Batalhão de Engenharia e Combate ao Tenente Coronel Paulo Alípio Branco Valença no dia 15 de janeiro, às 10 horas.

Domingo será dia de encontro de grupos folclóricos

Os moradores de Pindamonhangaba poderão prestigiar no domingo (2) às 16 horas, na praça Monsenhor Marcondes, em frente ao presépio, o 31º Encontro de Grupos Folclóricos de Pindamonhangaba e região. O evento contará com a apresentações de Moçambique, folia de Reis e outros grupos folclóricos.
Luiz Carlos Cardoso, organizador do evento, comenta que é uma tradição que aprendeu a gostar há muitos anos e trabalhando com música sertaneja sente-se a vontade de fazer o encontro procurando incentivar a ação para não deixar acabar essa tradição que faz parte da cultura.
“A maioria dos anos que organizamos a Prefeitura sempre colaborou, os grupos sempre participaram porque é o único evento que tem no ano. É um evento religioso e o pessoal sempre comparece e participa e eu me sinto realizado, porque trabalho com isso há muito tempo”, afirma Cardoso.
Em anos anteriores Cardoso conta que já participaram grupos de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Caçapava, Tremembé, Cunha, entre outros.

Posse na Câmara de Pindamonhangaba

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba convida a população para participar da sessão de instalação da 3ª sessão legislativa e posse da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012 da 15ª legislatura 2009-2012. O evento será realizado dia 3 de janeiro, às 10 horas, no prédio da Câmara, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860, loteamento Real Ville.
A mesa diretora eleita para o biênio de 2011-2012 é formada pelo presidente Ricardo Alberto Pereira Piorino, 1º vice-presidente Abdala Salomão Neto, 2º vice-presidente Martim César, 1º secretário Jânio Ardito Lerário e 2º secretário Isael Domingues.

Atletas de Pinda na São Silvestre

Diversos atletas de Pindamonhangaba participarão de uma das provas de atletismo mais conhecidas do mundo. A São Silvestre. Ao todo 50 atletas da cidade estarão na corrida que será realizada dia 31 de dezembro. A equipe da “Princesa do Norte” contará com atletas profissionais e amadores. A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura de Pindamonhangaba apóia o evento e levará os atletas inscritos na São Silvestre até a capital paulista. No local da competição todos receberão um kit com número de inscrição e após a corrida receberão alimentos fortificantes para repor as energias perdidas durante o trajeto.

Quem é vivo sempre aparece

Como diz o ditado que quem é vivo sempre aparece, resolvi retornar e postar algumas informações.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Curiosidades das Eleições

As eleições estão se aproximando e muitas pessoas ainda não sabem em quem votar, ou não conhecem o passado político dos candidatos. Para escolher alguém para defender interesses sociais é muito simples, basta assistir os programas de TV ou ainda pesquisar no site do Tribunal Superior Eleitoral. Dizer que não tem em quem votar digamos que seria algo praticamente impossível. Veja alguns dados disponíveis no site do TSE:

Candidatos a Deputado Estadual: 1976
Candidatos a Deputado Federal: 1276
Candidatos ao Senado: 18
Candidatos a Governador de São Paulo: 9
Candidatos à presidência: 9


Lembrando que os candidatos a deputado estadual, federal e senadores citados acima são apenas do Estado de São Paulo. No geral de candidatos a Deputado Estadual é 14.397, Deputado Federal 6036, Governador 171 e Senador 273.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

MVC Comunicações & Artes

Olá amigos internautas, confira agora a primeira edição do MVC Comunicações & Artes. Trata-se de um vídeo experimental, feito totalmente com equipamentos amadores. Pretendo produzir vários vídeos, com uma periodicidade semanal. Na próxima edição publicaremos algumas informações sobre espetáculos teatrais e também o casamento da atriz e psicóloga Thatiane Lopes, da Cia Controvérsias. O MVC irá prestigiar o casório. Tenham um excelente dia e até a próxima edição.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Teatro de Pinda recebe comédia neste final de semana

O Teatro Cootepi receberá nos dias 10 e 11 a comédia “Eu, eu mesma e o Flávio” da Cia Elipse de Teatro, de Taubaté. As apresentações serão realizadas às 20 horas e trata-se de um trabalho na linha do stand-up comedy com a atriz Aldy Coelho. Os ingressos antecipados custam R$ 8 e podem ser adquiridos pelos telefones (12) 3026-2585 e 9119-6321.
Aldy interpreta uma garota que está se arrumando para sair com um rapaz quando passa a
refletir sobre o universo feminino e as diferenças entre homens e mulheres, muito além de suas características físicas. O espetáculo aborda assuntos sobre amizades, neuroses femininas, TPM, anseios e expectativas para um novo amor.
A companhia promete que o público vai conhecer e se apaixonar por uma garota que possui crises e neuras da pós-adolescência. A estreia de “Eu, eu mesma e o Flávio” aconteceu durante a 8ª. Mostra de Teatro de Taubaté, onde foi sucesso de público e crítica.
A Cia Elipse de Teatro foi criado em 2008, resultante da reunião de atores com os mesmos ideais e objetivos. A principal característica deste grupo é a apresentação de textos inéditos e originais, escritos pelo idealizador e responsável do grupo, Silvio Kanda. Seus textos abusam da criatividade e eloqüência, o que faz com que seu interlocutor se assemelhe com seus personagens e suas histórias.
A peça foi escrita especialmente para a atriz Aldy Coelho, que possui vasta experiência em teatro, tendo já interpretado a personagem Sônia, no monólogo “Valsa No. 06” de Nelson Rodrigues. Atualmente Aldy está se especializando em Linguagens Artísticas Integradas pela Universidade de Taubaté.

Publicado por: Marcos Cuba - Jornalista, ator e técnico em nutrição.

CPIC lança segunda cartilha sobre alimentação saudável














A população de Pindamonhangaba a cada dia passa a se alimentar de forma mais consciente e nutritiva. Tudo isto porque o CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) oferece a oportunidade de experimentar receitas de baixo custo e com alto valor nutritivo. O trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, por meio do CPIC traz inúmeros benefícios aos munícipes.

Pindamonhangaba pode comemorar, porque já foi elaborada a segunda cartilha sobre alimentação saudável. O material será distribuído em breve, mas algumas pessoas que freqüentam as aulas no CPIC já estão se deliciando com as preparações culinárias. Esta cartilha possui 43 tipos de receitas, das mais variadas, como pães, doces, bolos, salgados, entre outras.

Denize Napier, coordenadora da alimentação saudável do CPIC é a responsável pelo lançamento da cartilha. Ela dedica o trabalho a sua grande amiga e colaboradora Iracélis Fátima de Moraes, coordenadora do CPIC.

As receitas foram criadas no CPIC e são elaboradas com materiais de baixo custo para que toda a população possa consumir. São feitos com diversas plantas que as pessoas têm no quintal como: tayoba, caruru, serralha, etc.

Denize comenta que a elaboração da cartilha durou cerca de oito meses, entre testes, onde os ingredientes são explorados em diversas formas durante os trabalhos de cozinha saudável que já é realizado pelo CPIC. Os interessados em participar das aulas sobre cozinha podem ligar para Janusa no telefone 3642-2420 para obter informações.

“Foi um trabalho muito gratificante fazer essa cartilha e como não fazemos nada sozinha, devo esse trabalho à minha chefe, Iracélis que me deu todo apoio necessário. Agradeço também os parceiros da gente e a Secretaria de Saúde e Assistência Social. Já estamos pensando na elaboração da 3ª cartilha”, afirma Denize Napier.














Receitas para se experimentar
Denize comenta que poderia destacar várias receitas, porém achou muito interessante o desenvolvimento do pão de cebola e rica mistura, porque é uma massa muito boa, a torta salgada de soja, panqueca verde, enfim. Ela acrescenta que todas as receitas são práticas, basta um pouco de criatividade e boa vontade para fazer pratos saborosos e nutritivos.
O valor das receitas são variados, podendo custar até mesmo centavos, porque há ingredientes que já temos em casa ou no fundo do quintal. Com apenas uma laranja, por exemplo, podemos fazer um bolo nutritivo.
“É muito engraçado algumas pessoas que quando perguntam o que vai naquele produto faz uma cara feia e diz que não vai comer. Depois que vê o pessoal comendo prova e adora”.

Homenagem à Chico Xavier

O Lar Irmã Terezinha está comemorando 65 anos e para celebrar a data irá realizar até o próximo dia 26 palestras em homenagem à Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier. A entidade espírita convida a população para prestigiar as palestras que estão sendo no salão de prece do lar, localizado a Rua São João Bosco, 706, Santana, próximo ao Corpo de Bombeiros. No dia 12 a palestra será com a oradora Paula Carvalho Guimarães, a temática é “Chico Xavier e a Literatura Espírita”, no dia 19 o tema da palestra será “Chico Xavier – Missionário da Esperança e do Amor” com Luiz Gustavo Ramos Mello, ambas serão às 17 horas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

´Ferreira Gular' - é antiga mas tá valendo pela riqueza








“A vida é inventada, a quantidade de acasos é uma coisa muito grande, sou agnóstico, não procuro respostas para tudo, só sei que gosto de estar aqui”





Entre uma experiência e outra, casos e acasos, assim como a vida se faz de invenção, um leitor atento, ou simplesmente apaixonado por literatura, aproveitou a quarta-feira (2)de junho, para prestigiar a visita de um escritor ilustre. José Ribamar Ferreira ou simplesmente "Ferreira Gullar". O escritor e poeta de São Luiz do Maranhão para o mundo. Recentemente homenageado com o prêmio Camões, instituído pelos governos de Portugal e Brasil com o objetivo de destacar anualmente um escritor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural em português. Gullar esteve em Pindamonhangaba para participar do programa "Viagem Literária", realizado pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal.

O primeiro módulo do programa "Viagem Literária" deveria ser realizado na Biblioteca Vereador Rômulo Campos D´Arace, porém, devido ao grande número de expectadores para prestigiar o escritor e poeta, o encontro foi no Bosque da Princesa.

O evento contou com a presença de membros da Academia Pindamonhangabense de Letras, autoridades do poder executivo, estudantes e poetas do município.

Sobre o prêmio Camões, Gullar comenta que estava no Sítio do Pica-Pau Amarelo quando recebeu a ligação de Antonio Carlos Sequim, comunicando sobre o referido. "Eu mal acreditei, porque é um prêmio que envolve escritores de três continentes. É um prêmio muito importante para mim, porque eu não faço política literária, o que eu consegui com a literatura foram alguns leitores e a cadeia. O reconhecimento seja da Academia Brasileira de Letras ou da Academia Portuguesa de Letras é importante", enfatiza Gullar.

"Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe. Só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; o meu é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome", brinca.

Sobre a sua estada em Pinda disse que era uma experiência muito boa "A minha viagem à Serra da Mantiqueira e a este município foi uma coisa que meu deu uma visão complementar do país, da questão da literatura, da cultura, da arte, do interesse que o país tem por essas coisas. Essa região é muito rica, eu vi o interesse das pessoas pela poesia e pela arte, é incrível a quantidade de pessoas dedicadas e a qualidade do que eles fazem, toda essa viagem é muito positiva".

Comentários sobre a visita de Ferreira Gullar




"Desde o ano passado Pinda participa do "Viagem Literária" e nós somos premiados por ter a possibilidade de ter um poeta do tipo do Ferreira Gullar aqui, com os nossos jovens, para que passe um pouco de sua vida e trabalho para a população, acho que fomos premiados ao recebê-lo. É importante demais a participação dos alunos, é um momento muito proveitoso para esses jovens. Um público variado acompanhou atentamente a palestra. Tivemos que fazer o encontro no Bosque devido ao número de participantes", disse Bárbara Zenita França Macedo, secretária de Educação e Cultura de Pindamonhangaba.

A estudante Maíra Fróis comenta que o encontro foi muito produtivo porque é um contato a mais com o escritor que antes só tinha no livro. "A gente pode fazer perguntas e conhecer mais a fundo o trabalho dele. Entre as obras gosto muito do livro 'Alguma Poesia' e acho interessante ele unir a poesia à luta política".

Gláucia Calegari Labastie, professora de português e literatura da Etec João Gomes de Araújo, acrescentou que "o contato com grandes escritores é essencial porque infelizmente nas escolas os alunos não vivenciam tanto e quando têm a oportunidade de entrar em contato com grandes autores se aproximam mais do conhecimento, e é uma experiência concretizada".

A poetisa Rosana Dalle esteve no encontro com Ferreira Gullar e conta que participar do bate-papo foi muito gratificante. "Além do talento que ele é e de sua generosidade em se expor neste contato direto com o público, temos que tirar o chapéu porque todos que vieram aqui beberam um pouco mais de sabedoria."

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Folia do Homem Diabo no Festivale














A Cia Teatral Controvérsias apresentará o espetáculo “Folia do Homem Diabo” no Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), realizado em São José dos Campos. A Cia fará a sua apresentação às 19 horas no Centro de Estudos Teatrais (CET), no Parque da Cidade. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência do início do espetáculo no próprio local. Mais informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (12) 3924-7334.
Essa é mais uma apresentação da fase de circulação do Mapa Cultural Paulista 2009/2010, realizado pela Abaçai – Cultura e Arte e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades que recebem a Cia representante do Cone Leste Paulista.

Não pensem mal de mim

Meus internautas peço milhões de perdões, desculpas não bastam mais.
Deixe de lado um pouco este blog, mas é que a correria está sendo tanta que só por Deus. Estou concluindo mais um curso, afinal nunca paro de estudar. Agora estou terminando o técnico em nutrição e dietética.
Com a globalização não podemos dizer eu sou isso ou aquilo, e sim eu sou tudo. Sendo um pouco de tudo poderemos abrir as portas para o mercado, que por sinal, está muito competitivo.
Quero tornar este blog um endereço para ser acessado diariamente, peço que não me deixem, continuem navegando por aqui, e assim irei colocar novas informações. Um grande abraço e até mais. Ah não deixem de comentar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas em cadeirinhas


Uma nova Lei Federal institui que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas em cadeirinhas, e as crianças de até 10 anos de idade devem ficar no banco traseiro e utilizar assentos que auxiliem no uso correto do cinto de segurança. A lei entra em vigor a partir de quarta-feira (9) e quem for pego transportando crianças sem a utilização do acessório será multado e despenderá da quantia de R$ 191,54, além de levar uma multa gra-víssima, perder sete pontos na Carteira de Habilitação, podendo, ainda, ter o veículo retido.

A nova lei não valerá para os transportes escolares, veículos estes que não são preparados para receber o equipamento, uma vez que os cintos são de três pontas e os utilizados neste tipo de veículo é o abdominal.

Até um ano de idade a cadeira ideal é a bebê conforto, com o acessório virado de costas para o motorista, e presa ao cinto de segurança; entre um e quatro anos, as cadeirinhas também devem ser presas ao cinto; de quatro a sete anos e meio, é aprovado o uso dos assentos de elevação no banco de trás. As crianças de 7 anos e meio até 10 anos devem viajar somente no banco traseiro e utilizar apenas o cinto do carro.

A engenheira Patrícia Lobato é mãe de uma criança de quatro anos e comenta que desde que seu filho era bebê, utilizou a cadeirinha para transportá-lo. Ela garante que é um equipamento essencial para a segurança da criança, porque se for necessário frear, mesmo que seja uma freada leve, a criança pode se machucar e muito.

O engenheiro e bacharel em direito Kennedy Flores Campos concorda com Patrícia e diz que a cadeirinha tem por finalidade a proteção da criança, ele avalia que embora as pessoas que transportam crianças tenham uma despesa a mais, esse custo será na verdade um investimento na segurança.

A recepcionista Deise Patrícia de Moraes critica a nova resolução da Lei Federal. Para a recepcionista, essa obrigatoriedade é exagerada porque de certa forma só irá desfavorecer quem não tem um poder aquisitivo razoavelmente bom para adquirir o acessório. Ela ressalta que também os veículos utilizados nos transportes públicos e transportes escolares deveriam oferecer o mesmo tipo de segurança.

O técnico em segurança Joel Cardoso destaca que qualquer equipamento, quando se trata de segurança, é necessário, “até porque as crianças são muito frágeis e infelizmente não temos como prever os acidentes, então, quanto mais formas de protegê-las forem oferecidas, melhor”.

Em Pindamonhangaba existem assentos para crianças de 15 a 36 kg, a partir de R$ 75, e as cadeirinhas oferecidas custam entre R$ 160, e R$ 500.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gente que horror

Misericórdia agora que vi o quanto está desatualizado isso aqui, que horror minha gente. Tenho que publicar mais coisas urgentemente, mas logo logo terá muitos assuntos novos para vocês meus caros leitores. Um grande beijo e até mais, obrigado por visitarem o blog desse jornalista maluco, rsrsrs.