quinta-feira, 18 de julho de 2013

Inscrições para campeonato de bolinha de gude terminam nesta sexta-feira

As inscrições para o campeonato de bolinha de gude e prova de torta na cara terminam nesta sexta-feira. As crianças e adolescentes de Pindamonhangaba e região poderão participar da 1ª Semana Cultural do Projeto Gerizim, no campo de futebol do Jardim Azeredo. Os interessados deverão ir ao campo do bairro das 9 às 11 horas para se inscrever, basta se apresentar. O campeonato de bolinha de gude será realizado na segunda-feira (22) e torta na cara no dia 26. O evento vai acontecer de 22 a 27 de julho, das 14 às 17 horas, no campo de futebol do Azeredo. Entre as atividades também haverá músicas, gincanas, damas, xadrez, dominó, tabuada, show de talentos e campeonato de pipas. As ações são oferecidas para crianças a partir dos 4 anos de idade e aos adolescentes. Os participantes que se sobressaírem receberão medalhas e troféus. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 8847-6950 e 8209-2580.

Incêndio causa prejuízo em lanchonete

Os proprietários de uma lanchonete, localizada na Rua dos Andradas - no centro - tiveram prejuízo na manhã de quinta-feira (18). Um incêndio na cozinha danificou equipamentos. Segundo as informações obtidas com uma funcionária do estabelecimento, o incêndio teve início por volta das 9h30 na cozinha. Pessoas de comércios vizinhos tentaram apagar o fogo e levaram diversos extintores até o local para acabar com as labaredas. A fumaça tomou conta do prédio, mas ninguém ficou ferido. As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia.

Exposição de carros e aviões antigos atrai grande público

O primeiro encontro de carros antigos de Pindamonhangaba atraiu centenas de visitantes e expositores no domingo (14). O evento ocorreu no Parque da Juventude, nas proximidades do Aeroclube, e na ocasião alguns aviões também ficaram expostos. Caravan, Corcel, Comodoro, Variant, Fusca, Brasília, camionetes, jipes, Karmann Ghia, entre outros, atraíram a atenção de olhares experientes e também dos mais novos. Uma das atrações do evento foi o Anastácio, caminhão utilizado em diversos filmes do cineasta Mazzaropi. Adailton César Gonçalves, presidente do Clube Antigos de Pinda, conta que a exposição foi feita para comemorar o aniversário de 74 anos do Aeroclube e o objetivo é resgatar o antigo mobilismo, porque em Pindamonhangaba há mais de cinquenta carros guardados que a população não tem conhecimento. “O Vale do Paraíba inteiro veio para este encontro, os aviões são daqui do Aeroclube e também de Caçapava e Taubaté. Para organizar este evento contamos com o apoio de algumas empresas. Agradeço a presença da população e espero que este encontro se torne tradicional”, comenta Gonçalves. O personagem Philaderpho, proprietário do Anastácio, compareceu ao encontro para tentar vender a Brasília de quatro portas e afirma que este tipo de evento é uma oportunidade única, porque os colecionadores dificilmente tiram seus carros da garagem e quando tem um evento deste, a população deve aproveitar para conhecer um pouco da história do antigo mobilismo. “O Anastácio é de 1930 e está em todos os filmes do Mazzaropi, também trouxe a Brasília quatro portas, que é um carro raro”, frisa Philaderpho. Aeroclube festeja 74 anos de atividades Os membros do Aeroclube de Pindamonhangaba festejaram o aniversário de 74 anos da entidade na data de fundação da mesma. No dia 14 de julho de 1939 ele foi criado para formar e adestrar pilotos com o compromisso em auxiliar a aviação civil. Conforme os registros da própria entidade, seu fundador foi o pindamonhangabense Antônio Bulcão Giúdice. Há registro de que na data de fundação mais de 110 personalidades do município presenciaram a solenidade. Informações históricas consultadas no Jornal Tribuna do Norte, edição de 14 de julho de 2006, autoria Altair Fernandes.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe evita mortes e internações

Os indivíduos dos grupos prioritários têm até esta sexta-feira para se imunizar Pindamonhangaba vacinou, até o momento, aproximadamente 13 mil pessoas. A meta é imunizar 21 mil contra a gripe. Para isso, a Prefeitura disponibilizou 37 equipes para atender o público do grupo prioritário. Os profissionais estão distribuídos em 24 postos fixos e 13 móveis. Para receber a vacina basta ir à unidade de saúde mais próxima de casa com um documento com foto. Deverão ser vacinadas as pessoas a partir dos 60 anos de idade, crianças de 6 meses a menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gestação, mulheres no período até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode ser mais grave e causar pneumonia e morte. A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. Veja quais são as contraindicações Indivíduos com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina; Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

“Folia do Homem Diabo” é uma das atrações da Mostra de Registro

'Os atores farão duas sessões' O espetáculo “Folia do Homem Diabo”, da Cia Teatral Controvérsias, de Pindamonhangaba, vai circular por diversas cidades por ter sido contemplado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo. A produção pindense representará a região em diversos eventos culturais. Neste domingo (28) a companhia chega a Registro, para apresentar-se no “Abril Pra Cena”, às 20h30 e 22h30, no Gramado do KKKK. O trabalho é destinado ao público a partir dos 18 anos de idade. Mais informações sobre a apresentação neste evento podem ser obtidas pelo telefone 3822-4492. Baseado no Auto de Nossa Senhora da Luz, o espetáculo, vencedor do Mapa Cultural Paulista em 2010, vai passar por diversas cidades da região fazendo apresentações gratuitas. A peça narra a trajetória do homem em busca de um paraíso perdido, que no caminho se depara com as figuras dos pecados capitais, e transformando-se em "diabo", retorna para enfrentar seu próprio criador. O trabalho da companhia pindense foi escolhido entre os cinco melhores espetáculos do interior de São Paulo, contemplados pelo Proac, para circulação em 2013. Em cena estão os atores Mauro Morais, Mateus Corrêa, Duda Macedo, Marcelo Prudente, Denilson Campos, Keli D’Arc, Danilo Riva, Marcos Abuc, Rosana de Castro, Karina Costa, Guilherme Ivanês, Adalgiza Américo e Houston Charles, sob a percussão de Almir Luz. A direção fica a cargo de Adbailson Cuba, que também integra o elenco.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cia Controvérsias fará turnê com "Folia do Homem Diabo"

O espetáculo "Folia do Homem Diabo", da Cia Teatral Controvérsias, de Pindamonhangaba, irá circular pelo Estado de São Paulo a partir do dia 27 de abril. O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo. A primeira apresentação ocorrerá em Caraguatatuba, no dia 27 de abril, no teatro Mário Covas. Mais informações poderão ser obtidas com a assessoria de imprensa da companhia pelo seguinte número (12) 9123-6847.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Judocas participam de seletiva neste sábado

Os judocas de Pindamonhangaba poderão integrar a equipe de judô da cidade. Neste sábado (6) será realizada uma seletiva para atletas nascidos entre os anos de 1994 e 1998. O foco deste evento são os Jogos Abertos da Juventude, que terão início na segunda quinzena deste mês. Os interessados deverão ir ao ginásio “Raquelzão”, ao lado do Centro de Treinamento Luiz Calói. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. A pesagem terá início às 7h30 e será realizada até às 8h30, a partir das 9 horas os judocas entrarão nos tatames. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, não será permitida a participação de atletas que possuam nível de faixa cor branca e só poderão pleitear uma vaga na seleção da cidade atletas que residam em Pindamonhangaba. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou, apresentar uma autorização assinada. Confira a programação: Categorias da Seletiva: As categorias da seletiva serão divididas de acordo com a seguinte especificação: Masculino (nascidos em 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998): -55kg, -60kg, -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, -100kg, e + 100kg: Feminino (nascidos em 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998): -44kg, - 48kg, -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, -78kg, e +78kg. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3648-2248 e 3643-2170.

O processo de ‘desaprendizagem’ por conta de certas emissoras de TV

A Constituição Federal garante que a Educação é um direito de todos. Não importa a raça, religião e nem a condição financeira. Ela se faz desde o nascimento, é obrigação da família e do Estado oferecê-la para os indivíduos que se desenvolvem. Não há idade para aprender, é o que apontam muitos estudiosos da temática. Estamos em pleno século XXI, ainda é possível encontrar pessoas analfabetas em nosso país, seja por opção ou condição social. Narrativas históricas, como por exemplo, mostradas no filme “Narradores de Javé”, é uma prova de que as experiências, muitas vezes, são mais importantes que os estudos, pois, muitos tem que escolher entre trabalhar ou estudar. O processo de aprendizagem, de acordo com Vygotsky, parte da interação do meio. E que meio é este em que a sociedade contemporânea está inserida? É um questionamento a se fazer todas as vezes que apertamos o botão do controle de nossa TV. É utópico dizer que controlamos o que queremos consumir, uma vez que os produtos de massa não são produzidos seguindo a norma-culta, como é o caso de discursos em telenovelas. O artigo “A Influência da Televisão no Comportamento da Criança de Educação Intanfil”, de Maria Cândida Pereira e Márcia Santos Anjo Reis, publicado no XXIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, em 2007, mostra a análise da participação da televisão na construção de visão de mundo das crianças da educação infantil e apresenta o poder que este veículo possui, com isso pode-se interpretar situações adversas de acordo com os pontos de vista. Para elucidar ainda mais a questão televisiva, a produção “Utilização da telenovela no desenvolvimento de competências de leitura: uma abordagem semiótica”, de Loredana Limoli e Ana Paula Ferreira de Mendonça, publicada em Estudos Linguísticos, São Paulo, 38 (3): 551-560, set.-dez. 2009, aponta que as telenovelas podem deixar de ser uma “concorrente” da escola e ser levada à sala de aula, servindo de instrumento pedagógico para o ensino de leitura e produção textual. A proposta é interessante, o cuidado extremamente necessário. Que tal utilizar estes discursos errôneos para apresentar o correto? Esta pode ser uma das alternativas para a excelência educacional. É cômico, se não fosse trágico, observar em breves cenas de novelas a quantidade de erros proferidos para uma camada gigantesca, esta que infelizmente possuí muitos analfabetos, analfabetos funcionais e indivíduos que não dominam a própria língua. O grande problema neste processo de ‘desaprendizagem’ é que por melhor que o seja o professor, profissional pouco remunerado, ele não consegue manter um ‘padrão de qualidade’, porque em sala de aula o correto torna-se careta e chato, o lindo é falar totalmente errado e sempre ‘bombar’ em concursos públicos e vestibulares. Algo que os governos podem fazer é incentivar produções educacionais, algo para difundir o que os professores ensinam em sala de aula, no entanto, passar estes programas em horários nobres, não às madrugadas.